Artigos e Textos

Clique nos botões abaixo para visualizar arquivos pdf de publicações sobre o uso da trilha sonora em sala de aula

Trilhas sonoras em turmas de 1° ano do ensino fundamental:
ensino-aprendizagem de música com multimídias.
 

Artigo publicado em 10/09/2021 na revista Orfeu.

Apresenta uma pesquisa-ação em quatro turmas de aulas de música
do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola no Rio de Janeiro.
Tem por objetivo investigar condições teóricas e práticas para o uso de trilhas sonoras e atividades decorrentes de sua interpretação como um caminho complementar de ensino.

Trilha sonora em sala de aula:
uma análise musivisual pedagógica do filme “Carrossel”. 

Artigo escrito como conclusão da Pós-Graduação em Trilha Sonora.

Apresenta uma análise do filme infanto-juvenil “Carrossel”. Destacando como a trilha sonora pode ser utilizada para o ensino-aprendizagem de diversos conteúdos musicais.

A escuta atenta e crítica de trilhas sonoras:
uma proposta de ensino musical  

Monografia escrita como conclusão da Licenciatura em Música – UNIRIO.

Apresenta em seus capítulos: 1) uma breve revisão histórica da música no cinema; 2) abordagens diversas de como a música se relaciona com a imagem e com a narrativa; 3) propostas de ensino musical que valorizam a trilha sonora; 4) como essas propostas se aproximam das ideias de Murray Schafer e Paulo Freire; e 5) um relato de experiência.

Glossário

Cinestesia – Experiência autoconsciente da sensação do próprio movimento, dos próprios músculos. Uma educação cinestésica, portanto, é uma educação em que o educando constrói conhecimentos através do seu movimento, através do corpo. Além disso, o radical “cine” (movimento) é o mesmo empregado em “Cinema”, ocorrendo, pois, uma conexão entre educação e a sétima arte, a qual se desdobra também para a trilha sonora e multimídias.

Sinestesia – A palavra sinestesia representa a união e uma mistura de sensações. Ocorre de forma variada para cada indivíduo, o qual pode relacionar um som a uma imagem, um cheiro a uma cor, um gosto a uma forma, dentre outras combinações.

Multilinguagens – A música é uma forma de linguagem, assim como o cinema, textos, imagens, gestos e outros meios de comunicação. Uma educação que emprega e relaciona diferentes modalidades de expressão é, portanto, multilinguística.

Linguagem musivisual – Da associação entre música e imagem e de sua reiteração no tempo, surge uma linguagem dotada de seus próprios significantes, signos e significados: a linguagem musivisual.

Trilha sonora – Ao contrário do que se observa no senso comum, trilha sonora não diz respeito somente à música em uma obra audiovisual. Ela engloba também as falas e os efeitos sonoros, ou seja, trilha sonora é todo e qualquer som vinculado a uma produção audiovisual.

Ensino-aprendizagem – Essa linha pedagógica defende que só pode ocorrer uma aprendizagem se houver um ensino e vice-versa. Dessa forma, entende-se que conhecimento é construído e não transmitido, valorizando inclusive o conhecimento prévio de estudantes.